A ABB E-mobility, referência global em sistemas de carregamento para veículos elétricos, aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda (5), para a anunciar sua nova solução HVC360, que promete aprimorar o gerenciamento de recargas para as frotas.
Ocupando posição de cada vez mais destaque nas discussões sobre descarbonização, a mobilidade elétrica tem avançado cada vez mais rápido nos principais mercados automotivos, bem como o aumento da infraestrutura de carregamento para veículos elétricos.
No entanto, quando falamos de veículos elétricos pesados, as frotas ainda demandam grandes investimentos em descarbonização, infraestrutura e soluções de carregamento: apesar de representarem apenas 4% dos veículos, ônibus e caminhões contribuem com impressionantes 40% das emissões globais de transporte, tornando sua rápida eletrificação uma etapa vital na transição energética.
Como exemplo, pouco menos de 66.000 ônibus elétricos foram vendidos em todo o mundo em 2022, cerca de 4,5% do total de vendas de ônibus. A participação de unidades eletrificadas nas vendas de ônibus está aumentando rapidamente, no entanto, 20% na Europa e 27% nos EUA, com a Índia respondendo por mais demanda do que os EUA e a Europa juntos, e a China adquirindo 98% de todos os ônibus elétricos globalmente.
Nesse cenário, a ABB E-Mobility enxerga uma demanda significativa por soluções de carregamento mais flexíveis e eficientes para permitir que as frotas de ônibus elétricos continuem operando a partir das garagens com espaço restrito onde geralmente estão baseadas.
O novo gabinete de energia HVC360 da ABB E-mobility, exibido na cúpula global de transporte público da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) em Barcelona, tem como objetivo fornecer a solução crucial para carregamento de depósitos, abraçando as complexidades das operações da frota em vez de forçá-las a se adaptar.
Oferecendo flexibilidade para qualquer layout de local ou caso de uso, cada gabinete de energia HVC360 permite a conexão de até quatro estações de carregamento a até 100 metros do próprio gabinete de energia, enquanto seu design permite a instalação em paralelo, lado a lado ou ao longo de uma parede.
A capacidade de carregamento dinâmico permite que o HVC360 aloque diferentes níveis de energia para cada estação, com base no número de veículos conectados ou em seus requisitos de carregamento, enquanto a unidade também oferece suporte a todas as interfaces de carregamento simultaneamente, do CCS ao pantógrafo.
Falando sobre o lançamento do HVC360, Chris Nordh, chefe global de negócios de frota e trânsito da ABB E-mobility, disse:
“O lançamento do HVC360, no Dia Mundial do Meio Ambiente, representa mais um compromisso da ABB E-mobility para atender às necessidades complexas e, às vezes, operacionalmente rígidas de operadores de frota de ônibus e caminhões, e vem com o respaldo de décadas de desenvolvimento e experiência de campo inigualável.
O HVC360 encontrará espaço em um segmento com grande possibilidade de expansão. Quase 60.000 caminhões elétricos médios e pesados foram vendidos em todo o mundo em 2022, apenas 1,2% do mercado de caminhões como um todo. No entanto, com o crescimento exponencial do segmento espera-se que as vendas globais ultrapassem 1,1 milhão por ano até o final da década, mudança necessária para atender às ambiciosas metas climáticas.
O novo HVC360 da ABB E-mobility estará disponível nos mercados UE (União Europeia) e demais mercados no final de setembro de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla